quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Mídia: informa ou deforma?


Ao utilizarmos as mídias em nosso universo profissional, devemos observar que todo cuidado é pouco. Muitas vezes a fala e a imagem exercem em nós, uma forte impressão de que de fato, tudo aquilo é verdadeiro, não se costuma refletir, mesmo porque, a dinâmica das informações, deixam poucas margens para uma reflexão mais criteriosa, tamanha é a velocidade dos fatos. O tempo não pára.
No livri "Sociologia para jovens do século XXI", de Luiz Fernandes de Oliveira e Ricardo César R. da Costa, (Ed. Novo Milênio, pag. 153 e 154) deparei com um exemplo que explica o que quero dizer, e dá uma contribuição para o módulo da especialização em Mídias na Educação, do qual participo. É muito interessante, resolvi aqui postar alguns dos exemplos:
(...)Como seria a história de Chapeuzinho Vermelho nas manchetes das principais revistas e jornais:
Revista VEJA
“...fulano de tal, 23, o lenhador que retirou Chapeuzinho da barriga do lobo, tem sido considerado um herói na região. O lobo estava dormindo, achou que não foi tão perigoso assim Admite.”
FANTÁSTICO (Glória maria)
“... que gracinha gente, vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo...?”
JORNAL NACIONAL
Willian Bonner>> “Boa noite. Uma menina de 7 anos foi devorada por um lobo na noite de ontem.”
Fátima Bernardes>> “Mas graças a atuação de um caçador não houve uma tragédia.

CIDADE ALERTA (Luís Datena)
“... onde a gente vai parar, cadê as autoridades? cadê as autoridades? A menina ia para a casa da avozinha. Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva. Um lobo, safado. Põe na tela, primo! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não”.
Jornal O GLOBO
“Retirada viva da barriga de um lobo”
Na matéria, terá até um mapa da região. O salvamento é mais importante que o ataque
.
Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO
“Lobo que devorou Chapeuzinho seria afilhado ao PT.”
Revista CAPRICHO
“Esse Lobo é um Gato!”
Revista PLAYBOY
(ensaio FOTOGRÁFICO COM chapeuzinho NO MÊS DO ESCÂNDALO). Veja o que só o lobo viu”.
Revista CARAS
(Ensaio fotográfico idem). Na banheira de hidromassagem na cabana da avozinha, em Campos do Jordão, Chapeuzinho reflete sobre os acontecimentos até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida, hoje sou outra pessoa. Admite”.
Revista ISTO É
“Gravações revelam que o lobo foi assessor de influente político.”

Difícil seria escolher qual noticia relata a realidade. Exemplo mostra, como os meios de comunicação podem manipular uma noticia, levando em conta seus interesses, seus objetivos. Acredito que, trabalhando a reflexão, a analise critica dentro da sala de aula e em todas as disciplinas, (pois é isto que anda faltando), deixando de enfatizar apenas o conteudismo, iremos contribuir para uma geração mais critica em relação ao que vê ou lê, Quem sabe assim, poderemos responder a interrogativa colocada como título do texto.
Agora é com vocês: A Mídia Informa ou deforma a noticia?
(Texto extríado do livro "Sociologia para jovens do século XXI" já citado acima)
(Imagem creditada ao google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário