INCLUSÃO DIGITAL
Quanto tempo falta? Que devemos fazer para inserir todos? Como atingir mesmo aqueles mais relutantes a esta inclusão?
São questionamentos que me deparo hoje. Nossas metas são ambiciosas.
Interessante ser questionadas por alunos (as) ávidos para ingressarem na era da informática, quando começarei a dar aulas de informática? Em geral, jovens adolescentes, ainda se encontram fora das estatísticas dos incluídos digitalmente. Querem visitar, pesquisar, usar a sala de informática, mas encontram esta barreira, não sabem "mexer" na máquina. Minha função é favorecer, viabilizar, orientar, facilitar este acesso.
Pensando nisso, resolvi dar os primeiros passos em nossa escola Renato P. Condurú. Promovendo uma oficina de 20 hs, a principio, para os alunos que atuo diretamente em sala de aula, que me colocam serem analfabetos digitais, e por este motivo não sabem como postar ( e olha que até alguns que sabem um pouco, encontram dificuldades) no Blog Dialogando Sociologia, criado justamente para trabalhar com os extra classe, através da provocação, de uma reflexão sobre temas atuais, que são vivenciados por eles em seu ambiente, dentro de casa, como amigos, vizinhos.
Percebemos o interesse por parte dos que desconhecem a informática, de querer ingressar neste mundo fantástico, infelizmente, por hora, não poderei atender a tanta demanda, por falta de uma estrutura, alem de a sala de informática só funcionar 1 turno. A meta é atingir, um numero pequeno inicialmente, por que queremos ter qualidades no ensinar. Será um trabalho como se diz, homeopático, lento, mas eficaz, pretendo alcançar objetivos satisfatórios. Conheçam nosso projeto.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
“ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
PROF. RENATO PINHEIRO CONDURU
SALA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA – 2009
OFICINA DE INFORMÁTICA – INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
COORDENADORA: ROSÂNGELA PINHO
1 - JUSTIFICATIVA:
A educação mediada pelas novas tecnologias de comunicação e informação se tornará uma realidade concreta na escola Renato Condurú com a conquista de sua sala de informática (SI). Oportunizar formas de inclusão digital aos alunos e a toda a comunidade escolar é a meta que nos propomos como coordenação da SI.
Como toda ação educativa que parte das necessidades reais e concretas dos sujeitos para trabalhar os conhecimentos científicos, organizou-se uma oficina de “Introdução a Educação Digital” para alunos do ensino médio do turno da noite que carentes dos conhecimentos de informática expressaram o desejo de que a escola, com a SI, lhes ofereça a competência para essa linguagem.
2 - PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino Médio (18 alunos/turno – noite)
3 - Carga Horária:
20 horas (com 2 horas semanais)
4 - OBJETIVO GERAL:
Proporcionar a integração em atividades educacionais, capacitando o individuo a participar ativamente no processo ensino-aprendizagem , assim como, no acesso ao mercado de trabalho.
5 - OBJETIVO ESPECIFICO:
Desenvolver habilidades e competências no uso das ferramentas do computador;
Permitir uma relação mais integradora entre escola e aluno;
Habilitar o aluno para que tenha condições de acompanhar atividades desenvolvidas pelo professor na sala de informática, e chances mais justas ao mercado de trabalho.
5 - METODOLOGIA
Seleção de 18 alunos do 4º turno, dando preferência aos que são considerados “analfabetos digitais”. A oficina será ministrada de segunda a sexta duas horas por dia, com alternância de horário, para não comprometer os trabalhos pedagógicos dos professores.
6 - AVALIAÇÃO
Ao longo do curso observando-se a interação entre o grupo, o interesse e desempenho dos alunos nas atividades propostas e o impacto sobre as outras disciplinas. Esses dados permitirão buscarmos meios de promovermos a integração da sala de informática às salas de aulas.
7 - RECURSOS:
· Humanos: Coordenadora da Sala de Informática e aluna monitora;
· Materiais: Computador; impressora e texto sobre o BrOffice e Internet.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
APOSTILA: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: Ensinando e Aprendendo com as TICs – BotoSetLinux - 2008-
Quanto tempo falta? Que devemos fazer para inserir todos? Como atingir mesmo aqueles mais relutantes a esta inclusão?
São questionamentos que me deparo hoje. Nossas metas são ambiciosas.
Interessante ser questionadas por alunos (as) ávidos para ingressarem na era da informática, quando começarei a dar aulas de informática? Em geral, jovens adolescentes, ainda se encontram fora das estatísticas dos incluídos digitalmente. Querem visitar, pesquisar, usar a sala de informática, mas encontram esta barreira, não sabem "mexer" na máquina. Minha função é favorecer, viabilizar, orientar, facilitar este acesso.
Pensando nisso, resolvi dar os primeiros passos em nossa escola Renato P. Condurú. Promovendo uma oficina de 20 hs, a principio, para os alunos que atuo diretamente em sala de aula, que me colocam serem analfabetos digitais, e por este motivo não sabem como postar ( e olha que até alguns que sabem um pouco, encontram dificuldades) no Blog Dialogando Sociologia, criado justamente para trabalhar com os extra classe, através da provocação, de uma reflexão sobre temas atuais, que são vivenciados por eles em seu ambiente, dentro de casa, como amigos, vizinhos.
Percebemos o interesse por parte dos que desconhecem a informática, de querer ingressar neste mundo fantástico, infelizmente, por hora, não poderei atender a tanta demanda, por falta de uma estrutura, alem de a sala de informática só funcionar 1 turno. A meta é atingir, um numero pequeno inicialmente, por que queremos ter qualidades no ensinar. Será um trabalho como se diz, homeopático, lento, mas eficaz, pretendo alcançar objetivos satisfatórios. Conheçam nosso projeto.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
“ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
PROF. RENATO PINHEIRO CONDURU
SALA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA – 2009
OFICINA DE INFORMÁTICA – INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
COORDENADORA: ROSÂNGELA PINHO
1 - JUSTIFICATIVA:
A educação mediada pelas novas tecnologias de comunicação e informação se tornará uma realidade concreta na escola Renato Condurú com a conquista de sua sala de informática (SI). Oportunizar formas de inclusão digital aos alunos e a toda a comunidade escolar é a meta que nos propomos como coordenação da SI.
Como toda ação educativa que parte das necessidades reais e concretas dos sujeitos para trabalhar os conhecimentos científicos, organizou-se uma oficina de “Introdução a Educação Digital” para alunos do ensino médio do turno da noite que carentes dos conhecimentos de informática expressaram o desejo de que a escola, com a SI, lhes ofereça a competência para essa linguagem.
2 - PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino Médio (18 alunos/turno – noite)
3 - Carga Horária:
20 horas (com 2 horas semanais)
4 - OBJETIVO GERAL:
Proporcionar a integração em atividades educacionais, capacitando o individuo a participar ativamente no processo ensino-aprendizagem , assim como, no acesso ao mercado de trabalho.
5 - OBJETIVO ESPECIFICO:
Desenvolver habilidades e competências no uso das ferramentas do computador;
Permitir uma relação mais integradora entre escola e aluno;
Habilitar o aluno para que tenha condições de acompanhar atividades desenvolvidas pelo professor na sala de informática, e chances mais justas ao mercado de trabalho.
5 - METODOLOGIA
Seleção de 18 alunos do 4º turno, dando preferência aos que são considerados “analfabetos digitais”. A oficina será ministrada de segunda a sexta duas horas por dia, com alternância de horário, para não comprometer os trabalhos pedagógicos dos professores.
6 - AVALIAÇÃO
Ao longo do curso observando-se a interação entre o grupo, o interesse e desempenho dos alunos nas atividades propostas e o impacto sobre as outras disciplinas. Esses dados permitirão buscarmos meios de promovermos a integração da sala de informática às salas de aulas.
7 - RECURSOS:
· Humanos: Coordenadora da Sala de Informática e aluna monitora;
· Materiais: Computador; impressora e texto sobre o BrOffice e Internet.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
APOSTILA: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: Ensinando e Aprendendo com as TICs – BotoSetLinux - 2008-
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