domingo, 7 de dezembro de 2008
SOCIOLOGIA E FILOSOFIA
A inclusão das disciplinas Sociologia e Filosofia, nas 3 séries do Ensino Médio, hoje obrigatório como estabelece o MEC, a muito se faz necessário, mas não só no ensino médio como também, no fundamental, isto porque, nós professores, que estamos atuando em sala de aula percebemos o quanto que, tudo que é ensinado em sala de aula, coisas que deveriam já, fazer parte do conhecimento de nosso alunado, é plenamente desconhecido. Isto se deve a ausência da educação familiar. O que deveria ser transmitido dentro de casa, sabemos que não é, e vários são os motivos.
As relações sociais dentro da escola são tensas, sem cortesia, sem respeito as diversidades, sem qualquer consciência do que realmente é cidadania, muitas das vezes, desconhecem os limites do outro e o seu próprio limite, violando regras, que se tornaram normais no seu dia-a-dia. Muitos o fazem por nunca terem aprendido em casa estas regras, estes limites. Parece estranho, mas nos professores, percebemos, quando debatemos certos assuntos, como por exemplo, Direitos e Deveres, as Instituições Sociais, as Diversidades Culturais, etc.... é evidente o desconhecimento dos alunos em torno destes assuntos.
Não quero com isto dizer que a inclusão destas 2 disciplinas, nos currículos escolares vai mudar radicalmente o comportamento destes alunos, mas é quase certo que provocará mudanças. Por isto mesmo, deveríamos começar pela 5ª série, uma vez que, pela idade, a criança estaria mais disponível para aceitar, entender e a exercitar certos procedimentos no seu dia-a-dia.
A inclusão será gradativa. Em 2009 atingirá o 2º ano de Ensino Médio e em 2010, o 3º ano. Esperamos que a comunidade escolar se conscientize da importância destas disciplinas e aproveite os ensinamentos. Leia a Resolução.
"O conhecimento sociológico certamente beneficiará nosso educando na medida em que lhe permitirá uma análise mais acurada da realidade que o cerca e na qual está inserido. Mais que isto, a sociologia constitui contribuição decisiva para a formação da pessoa humana, já que nega o individualismo e demonstra claramente nossa dependência em relação ao todo, isto é, à sociedade na qual estamos inseridos. Segundo a socióloga Cristina Costa “o conhecimento sociológico é mais profundo e amplo do que a simples formação técnica – representa uma tomada de consciência de aspectos importantes da ação humana e da realidade na qual se manifesta. Adquirir uma visão sociológica do mundo ultrapassa a simples profissionalização, pois, nos mais diversos campos do comportamento humano, o conhecimento sociológico pode levar a um maior comprometimento e responsabilidade para com a sociedade em que se vive” (Sociologia – introdução à ciência da sociedade, Cristina Costa, Editora Moderna, 1997).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Sociologia
As mudanças propostas pela LDB de 1996 e pelos PCNs implicam um profundo reordenamento político-pedagógico. O que significa a construção e implantação de um projeto pedagógico (organização curricular, orientação metodológica, organização administrativa, recursos etc.) que se paute efetivamente pelos seguintes princípios: Flexibilidade, Autonomia, Identidade, Diversidade, Interdisciplinaridade e Contextualização. Fundamentado nestes princípios, o objetivo do Ensino Médio está expresso no vínculo dessa etapa da educação escolar “com o mundo do trabalho e a prática social”. A orientação é para dirigirmos nossos programas, atividades, projetos e currículos para a “preparação básica para o trabalho” e para o “exercício da cidadania”, que seriam os dois grandes eixos norteadores que definem o novo sentido para o antigo 2º grau. Essas orientações estariam norteadas pelos quatro pilares da educação como propõe a UNESCO: o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser."
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