sábado, 14 de agosto de 2010

UMA IDEIA, CONSIDERADA FARAÒNICA, SERÁ?

Elaborei um projeto, com ajuda de várias pessoas que foram fornecendo ideias, e como temos a capacidade de criar,  recriar, mudar, reinventar, a partir de sugestões, foi  nascendo este projeto. Infelizmente, não foi dada oportinidade para desenvolve-lo, uma vez que para aplicá-lo precisamos contar copm apoio de professores, dos técnicos e gestores enfim, de toda comunidade escolar, as vezes, falta boa vontade para se realizar algumas ideias dentro de uma escola, esta aqui, por exemplo, foi dita como "faraônica", por alguns, ao expor, será??? voce vai me dizer. 
Para que esta ideia não fique guardada  e se perca no ostracismo, decidi expor aqui, para quem sabe, alguem possa se apropriar e adequar a seu gosto e principalmente, possa colocar em prática, pois este foi o objetivo na geração deste projeto e ao meu ver, de nada vale se ter uma ideia, se não pudermos colocar em prática.
Segue abaixo, uma parte do projeto, mas o sufuciente para passar a ideia, pode pegar e modificá-lo ao seu critério e mãos obra.

Projeto – Feira Cultural
Tema gerador: Multiculturalidade
SubTema : Brasil: Nossa Diversidade Cultural

“Quando lançamos uma semente na terra, juntamos a ela, a esperança e a certeza de que vai nascer uma planta. Da planta, o fruto, e do fruto, novas sementes. Toda semente carrega em seu bojo uma planta dormindo. É fantástica a lição da semente. A educação também é assim. A gente planta, planta sempre, mas não pode exigir que a planta venha amanhã. Leva tempo para que uma planta se desperte do sono no berço da semente. Nem sempre é possível colher o que se plantou. As coisas caminham devagar. As coisas nem sempre acontecem em curto prazo. Mas é preciso acreditar e plantar com a certeza de que mesmo em longo prazo, a semente germinará.”.(texto extraído do site: http://romanegocios.com.br/educacao/1394-o-professor-e-a-semente-da-educacao,%20autor%20desconhecido)
OBJETIVOS:
Geral:
Estimular intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas.
• Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las.
• Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
• Reconhecer as qualidades da própria cultura, exigir respeito para si e para os outros.
Específicos:
• Compreender a diversidade étnico-racial para poder  respeitá-la.
• Participar de ações educativas que visam melhorar o comportamento de todos com relação à diversidade cultural.
PÚBLICO ALVO: Alunos da Escola
DURAÇÃO: 8 MESES.
METODOLOGIA:
Iniciaremos com a criação da imagem que seria usada como slogan de nossa feira que deverá ser colocado no auditório, onde o evento terá sua culminância. Seria desenhado o mapa do Brasil na quadra da escola, de modo que possa conter dentro dele um número grande de alunos com as diversas características que fazem parte da formação étnica do povo brasileiro (brancos, negros pardos etc.). Arrumar os alunos dentro deste desenho e em seguida, tirar foto abrangendo o mapa por inteiro, de preferência com  vista de cima com os alunos olhando nesta direção, para se ter noção das características peculiares dos alunos. Fazer o banner e o slogan (sugestão) BRASIL: DIVERSOS POVOS, DIFERENTES CULTURAS, UMA SÓ NAÇÃO.
1º Passo: Diagnóstico
Com base nas fichas entrevistas inicial feita com as turmas prepare um levantamento do perfil dos alunos da escola. Reserve um horário de formação para apresentar aos professores esse material e leve também os relatos das atitudes preconceituosas observadas na escola sem dar nomes nem fazer julgamentos. Peça que todos respondam a um questionário com perguntas sobre a cultura negra e o modo como o racismo se manifesta. Todas as informações devem ser tabuladas e servirão de base para o planejamento pedagógico.
2º Passo: [1 semana]:
Os docentes dividirão os subtemas e as turmas entre si. O tema e o subtema correspondente serão apresentados e discutidos com os alunos. Este, serão divididos em grupos, para desenvolverem e apresentarem o subtema na culminância dos trabalhos.
Marcada por discussão em torno do tema e de sua aplicabilidade, assim como a divisão das turmas por parte dos professores. Cada professor será encarregado de coordenar, orientar, até a finalização, a turma que a ele será destinado; aproveitando para sortear os países cujos povos formaram e contribuíram para a cultura brasileira, que serão pesquisados que serão explorados pela turma. (arábes, japoneses, portugueses, franceses, holandeses, alemães, italianos, indigenas, espanhóis, africanos, chineses, turcos e sírios, etc) 
3º Passo: (decorrer do ano)
As turmas sob a orientação dos professores coordenadores terão terá 7 meses para pesquisar, analisar,e criar uma atividade, utilizando uma mídia (vídeo, slide); ou danças; teatro; história em quadrinho, etc. que será apresentada como a culminância dos trabalhos para apresentar o resultado de sua pesquisa, no dia determinado pela Direção.
Para fortalecer a reflexão dos alunos em torno do tema, promover palestras, filmes, vídeos, pesquisas em livros e na internet sobre o tema, levando o aluno a refletir a cada fato abordado. As escolas que tiverem o Rádio Escola, já em funcionamento,  podem se envolver e utilizar esta mídia para fazer entrevistas, discutir o tema nos noticiários, trabalhar o tema com músicas típicas dos diversos povos que contribuíram para a formação etnico-cultural do Brasil, e por ai vai...
RECURSOS:
• Humanos: Coordenadores da Sala de Informática, professores, técnicos, vices e diretora, alunos,e comunidade, etc..
• Materiais: computadores, impressora. Projetor, papel, cartucho de tinta;
Livros didáticos; filmes; questionários de diagnósticos
CULMINÂNCIA
Organizar todo o material gerado ao longo do projeto:
 Slides.
 História em Quadrinhos
 Material Impresso;
 Exposição da Atividade: Danças, roupas, comidas típicas (opcional, fica a critério das turmas)Material confeccionado deverá ser doado para a Biblioteca, fazendo parte do acervo da escola.
Encerramento com a exposição de todos os trabalhos à comunidade escolar.(Roteiro de apresentação em anexo)
ROTEIRO/SUGESTÃO PARA PESQUISA ( os países)
Origem:
• Quando, de onde e por que este povo veio para o Brasil;
• Onde se localizaram;
• Qual a forma de governo, economia, modelo de família, religião, costumes e tradição;
• Como este país é visto no mundo globalizado;
• O que mais se destaca neste país.
• Onde se concentra no Brasil, a maior colônia deste povo.
ROTEIRO/SUGESTÃO PARA PESQUISA  (3º ano que ficaria com o fechamento)
Brasil:
Fazer o fechamento, pesquisando quais as contribuições que este país trouxe para nossa cultura, destaque o que mais ficou caracterizado.
• Pode ser demonstrado através de imagens, história em quadrinhos, slide, dança, demonstração de trajes, comidas, rituais etc, tudo de curta duração
Rosangela Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário