domingo, 4 de março de 2012

Pequenos problemas com a digitação - Interessante


"A digitação, no sentido próprio, é uma arte que poucos dominam. Antes do advento dos computadores domésticos, usávamos as máquinas de escrever e muitos aprendiam datilografia, nas muitas escolas e cursos especializados. Datilografia era imprescindível para os concursos públicos ou para o bom desempenho de muitos ofícios. Quem não sabia datilografia "catava milho" nas máquinas de escrever.
Atualmente, praticamente ninguém aprende digitação, no sentido de usar corretamente o teclado, os dedos certos nas teclas certas. Já nascem as crianças perto de um computador e usam aquilo como brinquedo antes mesmo de alfabetizadas. Ninguém mais aprende a fazer a coisa certa, todos corremos os dedos pelas teclas como melhor nos parece que deve ser e disso resultam alguns erros simples, mas que podem ser evitados ou que serão alvo do revisor de textos.
•             Dois espaços entre as palavras. Muito frequente, faz parte da verificação rotineira de qualquer revisão de textos; quando o texto é impresso, quase não aparece, mas nenhum revisor pode deixar de verificar essa falha.
•             Espaço entre o vocábulo e a pontuação. Acontece muito e este problema aparece e fica muito feio no texto impresso. Também esta questão é objeto da atenção de revisor do texto, parte da rotina de revisão.
•             Espaço ente os parênteses e o dado que se segue ou antecede a ele - ( errado ) / (certo). Mais um aspecto que os revisores verificam, faz parte da rotina de revisão - revisão de textos tem muitas rotinas, verificações padronizadas de erros intercorrentes.
•             Falta de determinados tipos de acentos.  Muitos autores deixam a acentuação por conta do programa de editoração, que o faz automaticamente, mas ocorre que muitas vezes a palavra coexiste sem o acento, com outro sentido: sabiá (ave) e sabia (verbo), por exemplo - não são vocábulos que possam ser distinguidos pelos programas atuais; cabe ao digitador colocar o acento no substantivo. O revisor de textos estará atento a essas palavras.
Em síntese, não há mais que se falar em revisão tipográfica, pois não há mais tipografias, mas os revisores de textos modernos estão atentos às questões atuais da redação e da digitação, conhecendo os erros não só em sua relação com a gramática normativa e com as normas do registro correspondente ao texto, mas também conhecendo o processo da criação ou transcrição e dos problemas que decorrem desse processo."
(Extraído do site: Keimelion - Revisão de Textos )

4 comentários:

  1. Oi Rosa, gostaria de saber se já iniciou o curso de elaboração de projetos, no NTE?? eu ligo para 32762223 e não consigo falar com ninguém. Me ajuda.... Obrigada Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivi
    Os cursos ainda não tem data prevista, pois depende da reforma do nte,
    assim q tivermos, colocaremos postagem no blog.
    Abraços
    Rosangela

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por replicar nossa postagem; volte sempre a www.keimelion.com.br - continuamos publicando bastante. Abraço.

    ResponderExcluir