sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Só quem não quer aprender, reaprender, será excluido

Para os interessados, para os que são curiosos, os que vão em busca de  APRENDER, visite o blog criado para assessorar as escolas, principalmente da USE 5, e também aproveite as ideias lançada pela  revista NOVA ESCOLA, pegue as sugestões a plique em sua sala de aula, inclua a Informática para que posse estimular e acabar com a monotonia que a aula expositiva provoca, vá conhecer, vá em busca. Acredite, é possível sim, basta querer. Olhe este exemplo

"A Incrível Máquina Humana": características do corpo e a integração entre os sistemas.

Introdução
A Incrível Máquina Humana, da National Geographic, apresenta, com imagens em altíssima definição, a complexidade do corpo humano em detalhes intrigantes e de maneira dinâmica. A sugestão de Marcelo Del Bel, formador de professores da Sangari Brasil, em São Paulo, é apresentar aos alunos as diferentes formas com as quais cada órgão interage com os demais na estruturação de sistemas como o respiratório e o circulatório - o que permite um perfeito funcionamento do corpo humano. Durante duas horas, os alunos viajam nas imagens inesquecíveis desta superprodução.

Objetivo
Compreender que o funcionamento do organismo humano depende da integração entre seus diversos sistemas, embora cada um deles tenha funções distintas.

Conteúdos
Visão integrada do organismo humano; sistemas respiratório, digestório, circulatório e locomotor.

Trechos selecionados
Trecho em que aparecem os sistemas citados (30m00s a 50m00s).

Atividade
Inicie a aula com uma discussão sobre quais partes e mecanismos do nosso corpo são acionados para desenvolvermos ações cotidianas, como correr e pular. Pergunte de onde vem a energia para tanto e quais órgãos e sistemas são envolvidos nesse processo. Exiba o documentário e, em seguida, retome a conversa questionando quais órgãos e sistemas participam dos processos apresentados. Sistematize as conclusões com os alunos por meio de esquemas ou tabelas, destacando que, para desenvolver essas atividades, o sistema locomotor precisa de oxigênio e de alimento.

Avaliação
Analise a participação nas discussões. Peça também que os alunos pesquisem que outros sistemas e órgãos não apresentados estão envolvidos nessas atividades.
(Extraído do site NOVA ESCOLA )

USANDO A INFORMÁTICA (Minhas Sugestões)
* Podemos montar histórias em quadrinhos, criando enredo com o tema;
* Trabalhar com slides, onde os alunos podem montar e apresenta  o resultado de suas pesquisas sobre o tema;
* Orientar os alunos sobre como pesquisar na net e como exercitar a criação do texto no editor, inserindo imagens, links, e vídeos;
* Criar um blog e nele postar os textos elaborados pelos alunos. 
Cada trabalho pode apresentado no datashow para contextualizarmos com a turma como fechamento do conteúdo do bimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário