“Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.” * (Fonte: MiniWebEducação)
Hoje, apesar da massificação da informação, da utilização das mídias para divulgar noticias, das facilidades ao acesso à Educação, mesmo assim, nos deparamos com a falta de "Cidadania" que passa pela gentileza, pela boa educação, pela cortesia, pela ética. Mas não é raro assistirmos cenas que comprovam a carência dos bons hábitos. Quer você esteja circulando nas ruas, pessoas esbarram em você e parece que nada aconteceu, ou as vezes somos obrigados a escutar músicas, em alto tom, só por que o vizinho QUER, somos obrigados a escutar a conversa do vizinho ao lado, que fala ao celular, dentro de um coletivo. Qualquer motivo pode servir para um ato de violência, enfim, estamos vivendo um momento onde a tensão vive no ar, pronto para explodir o menor desagrado de alguém. Isto ocorre dentro de casar entre casais, pais e filhos, na rua ou no trânsito, no trabalho, na escola, na igreja ou em uma rodada de amigos. O fato é que não temos mais paciência, tolerância para com o outro. Isto mexe com minha reflexão.
Será que devo deixar a escola, e somente ela, passar estes ensinamentos? Isto quer dizer que dentro do muro da escola o ensinamento se dará, mas, e o que é ensinado pelos que deveriam dar bons exemplos não conta? Será que a família deixou de ser a base da sociedade? Será que a escola tem estrutura para tanta responsabilidade?Fico a refletir que a falta de um forte laço familiar poderia ser o responsável, ou quem sabe, a globalização da informação desestruturando a cultura do povo, ou quem sabe, o enfraquecimento dos valores como a ética, por exemplo............É não sei a quem ou ao que culpar, o fato é que, mesmo com tanta informação, conhecimento sobre direitos e deveres, sobre regras e leis de convivência em sociedade, deixamos de ser cordiais, de sermos cidadãos, e os fatos se sucedem, tornando-se corriqueiros, banais, passamos mesmo a nos acostumarmos com eles, fazendo parte de uma nova cultura que está se enraizando no seio da sociedade.
Acho que a estrada para a Cidadania é muito extensa para nós, ainda falta muito para chegarmos lá.
Imagem: Google"A vida democrática não é construída em um dia nem por uma pessoa, (ou por apenas uma das instituições sociais), ela é feita a cada dia e pelo esforço de cada um para que seja possível um mundo mais justo." (Fonte: MiniwebEducação).
Rozangela Pinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário