

(ruas de Belém/Pará)
Não podemos dizer que comemoramos o "Dia do Meio Ambiente", em 05 de Junho, pois nada temos que festejar. Temos sim, é que refletir, agir, nos conscientizar que nosso planeta, é também nossa vida, cuidar dele, é diretamente zelar pelo tipo de vida que queremos levar, no ar que respiramos, nos alimentos que ingerimos, no tipo de ruas que quero transitar, e que tipo de vida quero deixar para meus filhos, para meus familiares. Será que cuidamos de cada detalhe que envolve tudo isto? 

Não podemos exigir se também não contribuirmos, não adianta só plantar, se não cuido da terra onde plantei, se jogo no chão um saco de pipoca, um papel do bombom, uma lata de refrigerante, uma garrafa pet, coisas simples, mas que se tornam um dano grandioso para a natureza e que afeta o nosso estilo de vida. Não podemos pensar, por que o vizinho joga lixo no chão na rua, que tenho que fazer a mesma coisa, não é porque o meu amigo não cuida que eu também não vou cuidar. Acredito que, se cada uma fizer a sua parte, nos mínimos detalhes, coisas simples como ter o hábito de não se jogar qualquer coisa no chão, guarde para jogar quando encontrar uma lixeira, quem sabe seu exemplo possa gerar uma “moda”, pois vemos é que já está “institucionalizado” a esta falta de cuidado, que gera sujeira, que gera danos a saúde. Sabemos disto, todos nós, mesmo que não se aprenda isto nas escolas, temos experiências no nosso cotidiano que sujeira gera doenças. Ser pobre não necessariamente nos obriga a sermos sujos, a termos que morar meio a sujeira, a não termos higiene. Pense nisto, reflita, só depende de cada um de nós. Será que não somos capazes de cuidar da cidade que tanto amamos??
E ainda queremos sonhar com a nossa cidade sendo sede dos jogos, onde o planeta todo iria visualizar como maltratamos o local em que vivemos. Será que estariamos preparados para tanta exposição???
Nenhum comentário:
Postar um comentário