sexta-feira, 24 de outubro de 2008

"O CURSO DE "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO" encerrou, no dia 22/10/2008,
Podemos, durante o curso, absorver um conteúdo que muito nos irá ajudará a desempenharmos várias atividades dentro de Sala de Informática. Apesar de pouco tempo, conseguimos aprender, criar, manusear conteúdos novos que facilitarão nosso desempenho como professores da Sala de Informática. Estamos prontos para desempenhar este papel. Contamos com a coordenação da Prof. ANILZA BRASIL, que conseguiu transmitir o conhecimento com muita clareza e sensibilidade. Para aqueles que estão interessados, aconselho a participarem do curso que funciona no N.T.E Belém


INFORMÁTICA, EDUCAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS DE USO


A tecnologia, sem dúvida, é uma grande aliada da Educação, e se bem utilizada, com certeza pode trazer grandes benefícios e mudanças no modelo formal de trabalhar o conteúdo de cada disciplina. Mas, o que ocorre na prática, mostra que ainda estamos longe de se atingir o ideal uso das tecnologias em sala de aula, por esbarrarmos em fatores culturais e físicos que dificultam e afastam tais recursos. Culturais, no momento que muitos professores, até mais que os próprios alunos, temem esta mudança, e ficam à margem, por não dominarem as máquinas, dificultando o processo. Outro fator, é em relação a estrutura física das Escolas, pois poucas são as que tem acesso a estas tecnologias, muitas estão a margem deste processo, totalmente excluída do processo de Globalização, como muitas cidades do nosso Estado onde a própria estrutura física não permite tais instalações e quando tem, são esquecidas, mal ou muito pouca vezes utilizadas pelo quadro de professores, que acabam não vendo objetivo no seu uso, por não saberem usar, ou seja, não é levado a sério, ainda existe a idéia de que a informática está distante do conteúdo ministrado pelos professores em sua aula, por desconhecer, sente incapaz de adaptar a tecnologia a serviço de sua disciplina. Este conservadorismo, que ainda assola a mentalidade de alguns professores, distancia e dificulta o bom desempenho na sala de informática. Bom seria se pudéssemos ter uma participação mais assídua incluindo a Informática como uma disciplina obrigatória com carga horária semanal, onde, o professor de Informática e os professores das disciplinas em harmonia, adequariam os seus conteúdos com a Informática, não só jogar o aluno na sala de Informática, sem um planejamento, sem uma meta a atingir, e sim com projetos envolvendo o aluno + professor de uma disciplina + professor da sala de Informática = conhecimento. Assim, estaríamos aproximando os professores desta tecnologia e, explorando um lado mais utilitário da Informática para nosso alunado.
Rosângela Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário