Moro no Bairro de Val-de-cans, há mais de 12 anos e sempre percebi a dúvida ao escrever o nome deste bairro. Alguns escrevem: valdecaes, ou val-de-caes, ou ainda valdecans.
Mas para acabar com esta duvida, saber o jeito correto de escreve e também conhecer um pouco da origem deste nome e de nossa história, ai vai:
VAL-DE-CANS
É bom que os colegas saibam do significado etmológico do nome da antiga vila de Val-de-Cans, hoje aprazível bairro de Belém, onde fica situado nosso aeroporto internacional, de onde na época da II Grande Guerra Mundial, levantavam vôos as fortalezas voadoras B-17, B-19, B-24 e B-25 para, fazendo escala em Natal, bombardear Dakar, na África, prenunciando o Dia D, na Normandia.
Há cerca de um século, Val-de-Cans, era um pequeno povoado, habitado , em sua maioria, por escravos negros alforriados, e outros anteriormente foragidos, naquele quilombo. Eram muitos negros, já velhos, quase todos de cabelos brancos, como bem lembrou Olavo Guimarães Ferreira, em seu livro homônimo , editado pela já foi grande CEJUP, do amigo Gêngis Freire, em 1989.
Lá pelo ano de 1895, uma comitiva do então governador Lauro Sodré, saiu de Belém, por via fluvial, com destino à Vila de Pinheiro, hoje bairro de Icoaraci (lugar onde o Sol se encontra com a Lua)), em uma gaiola, e teve sua atenção voltada para uma multidão de negros, neste pponto intermediário da viagem, quase todos de cabelos brancos, de pé, assistindo a passagem da comitiva fluvial. E, o governador exclamou: -“Isto é um verdadeiro Val-de-Cans!”.
Isto é , um vale de pessoas de cabelos brancos: do latim canus, que quer dizer cabelos brancos. Ficando assim o povoado batizado de Val-de-Cans.
A confusão do nome para Val-de-Cães, consistiu no fato de que quando o Brasil declarou guerra às potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), um jornal nazista publicou vários artigos insultuosos ao Brasil, um dos quais dizendo que Cordel Hull já tinha entregue a Oswaldo Aranha ( então ministros das Relações Exteriores dos USA e do Brasil, respectivamente), um talão de cheques em branco, acusando nossas autoridades governamentais (muitas das quais mentalmente minadas pela ideologia fascista, na ditadura Vargas), de corruptas e dizendo que iriam bombardear o “val-de-cães”, para desalojar dali, os cães norte-americanos, dando um sentido pejorativo a Val-de-Cans.
Diz-nos Olavo G. Ferreira : “Muitas pessoas acolheram a forma errada de vale de cachorros, mas os mapas do Detran e os velhos álbuns da Prefeitura Municipal de Belé am, ainda conservam a forma correta : VAL-DE-CANS.
Creio que explicado o imbróglio, com pesquisas e citando as fontes, não é verdade ?
Texto extraído do Jornal do Feio acesse e saiba mais.
Caríssima Rosângela:
ResponderExcluirApesar deste texto estar bem redigido e com mínimos detalhes, digo-lhe que 'há controvérsias', pois, VAL de CÃES TEVE ORIGEM porque naquele local havia um canil, mantido por uma Ordem Religiosa, no início do século 17. Acesse WIKIPÉDIA e comprove.
Grato pela atenção.
Nailton Limeira.
limeira38@gmail.com
Muito bom! Estou em Belém e ninguém soube me explicar... Grata!
ResponderExcluirMuito interessante, gostei cultura para não se esquecer
ResponderExcluirRozangela. No local onde se localiza seu bairro, e outros, antes era uma grande área de terras denominada FAZENDA VAL-DE-CANS, e está registrada no cartório onde trabalho. Mas para não me estender muito, deixo o seguinte link para que vc conheça um pouquinho da verdadeira história da origem do nome. Abr.
ResponderExcluirFonte: http://www.infraero.gov.br/index.php/br/aeroportos/para/aeroporto-internacional-de-belem/historico.html
Marina Andrade