Para os interessados, para os que são curiosos, os que vão em busca de APRENDER, visite o blog criado para assessorar as escolas, principalmente da USE 5, e também aproveite as ideias lançada pela revista NOVA ESCOLA, pegue as sugestões a plique em sua sala de aula, inclua a Informática para que posse estimular e acabar com a monotonia que a aula expositiva provoca, vá conhecer, vá em busca. Acredite, é possível sim, basta querer. Olhe este exemplo
"A Incrível Máquina Humana": características do corpo e a integração entre os sistemas.
Introdução
Objetivo
Conteúdos
Trechos selecionados
Atividade
Avaliação
A Incrível Máquina Humana,
da National Geographic, apresenta, com imagens em altíssima definição, a
complexidade do corpo humano em detalhes intrigantes e de maneira
dinâmica. A sugestão de Marcelo Del Bel, formador de professores da
Sangari Brasil, em São Paulo, é apresentar aos alunos as diferentes
formas com as quais cada órgão interage com os demais na estruturação de
sistemas como o respiratório e o circulatório - o que permite um
perfeito funcionamento do corpo humano. Durante duas horas, os alunos
viajam nas imagens inesquecíveis desta superprodução.
Objetivo
Compreender
que o funcionamento do organismo humano depende da integração entre
seus diversos sistemas, embora cada um deles tenha funções distintas.
Conteúdos
Visão integrada do organismo humano; sistemas respiratório, digestório, circulatório e locomotor.
Trechos selecionados
Trecho em que aparecem os sistemas citados (30m00s a 50m00s).
Atividade
Inicie
a aula com uma discussão sobre quais partes e mecanismos do nosso corpo
são acionados para desenvolvermos ações cotidianas, como correr e
pular. Pergunte de onde vem a energia para tanto e quais órgãos e
sistemas são envolvidos nesse processo. Exiba o documentário e, em
seguida, retome a conversa questionando quais órgãos e sistemas
participam dos processos apresentados. Sistematize as conclusões com os
alunos por meio de esquemas ou tabelas, destacando que, para desenvolver
essas atividades, o sistema locomotor precisa de oxigênio e de
alimento.
Avaliação
Analise
a participação nas discussões. Peça também que os alunos pesquisem que
outros sistemas e órgãos não apresentados estão envolvidos nessas
atividades.
(Extraído do site NOVA ESCOLA )
(Extraído do site NOVA ESCOLA )
USANDO A INFORMÁTICA (Minhas Sugestões)
* Podemos montar histórias em quadrinhos, criando enredo com o tema;
* Trabalhar com slides, onde os alunos podem montar e apresenta o resultado de suas pesquisas sobre o tema;
* Orientar os alunos sobre como pesquisar na net e como exercitar a criação do texto no editor, inserindo imagens, links, e vídeos;
* Criar um blog e nele postar os textos elaborados pelos alunos.
Cada trabalho pode apresentado no datashow para contextualizarmos com a turma como fechamento do conteúdo do bimestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário