É uma certeza, para ser professor(a) você tem que gostar. Gostar de dividir seus conhecimentos, gostar e ter paciência com o outro, ter disponibilidade em querer aprimorar esta arte de educar, pois como diz Janoí Mamedes, "O professor
só pode ensinar quando está disposto a aprender!". Mas, convivendo neste contexto percebemos a pouca disposição em uma grande maioria de professores(as) que se mantêm distantes, desinteressados e desmotivados, muitos até se recusão em querer diversificar seus conhecimentos e é óbvio que isto vai se refletir na sala de aula. Com as novas tecnologias que se aprimoram dia a dia e que oferecem ferramentas fáceis e interessantes que podem ser usados como recursos educacionais, não dá mais para se manter excluido deste processo, no entanto, na pratica é comum observarmos, com muito mais frequência do se imagina, mas como aceitar tais coisas com tantas facilidades e ofertas de cursos e formações para se aprimorar conhecimento, é inaceitável ainda hoje a omissão em qualquer segmento do mercado de trabalho e na Educação não é diferente.
Concordo com o que diz a professora Marli Dagnese Fiorentin
(...)O bom professor não é aquele que fica esperando ser cobrado, mas aquele que cobra a si próprio e vai buscar de forma auto didata o aperfeiçoamento profissional. Muitas alternativas existem hoje com o acesso democrático da internet. Podemos procurar Cursos de Formação, que existem em abundância, tanto presenciais quanto à distância. Muitos deles gratuitos e nem por isso de menos qualidade. Basta dispor um pouco do tempo para estudar. A Plataforma Freire é um exemplo disso.Por outro lado, para ser um bom professor, precisamos também ser remunerados decentemente,ter tempo para estudar e planejar, escola bem estruturada em todos os sentidos, administrativamente e pedagogicamente. Nenhum professor consegue humanamente o impossível sozinho. Passar o tempo todo em sala de aula sem tempo para estudar e planejar, não é condição para se cobrar um bom trabalho de ninguém.
Acredito que o professor(a) tem mesmo muito que cobrar de si mesmo, de querer ir em busca de melhorar seus conhecimentos, ampliar e explorar suas possibilidades em sala de aula, apesar de tantas dificuldades, quando somos determinados, conseguimos vencer todos os obstáculos.
Leia e postagem completa no blog da professora Marli
Nenhum comentário:
Postar um comentário