Decepção, é a única palavra que eu, e acredito que a maioria dos alunos sentiram.
Tudo "orquestrado", organizado e agendado para que no dia 25/01 fosse realizado nossa ação, quando os alunos iriam apresentar a atividade, já explicado na postagem anterior em meu blog Dialogando Sociologia. Mas acontece que, muitas das vezes, não depende apenas de nosso desempenho e interesse em querer fazer a diferença dentro da sala de aula, pois sempre dependemos de outros, e muitas vezes, este outro não reconhece a importância de nossos atos. desvalorizando-o e, até prejudicando aquilo que consideramos importante.
Vale aqui ressaltar, que trabalho no NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional - que visa justamente, o uso da Informática no processo ensino aprendizagem, e me deparo muitas vezes, com a falta de interesse do professores em aceitar e muito menos acreditar nesta ideia, muitas vezes esta falta de entusiasmo vem da ausência de uma estrutura e de uma gestão dentro das escolas. Não existe apoio, incentivo, COOPERAÇÃO daqueles que DEVERIAM desempenhar o seu real PAPEL (apenas isto) dentro da estrutura escolar.
Comprei um netebook somente para poder utilizar com o data show da escola, uma vez que para usá-lo, por mais inacreditável que parece, tinha uma "mão de obra" danada. Começava com a solicitação para usar o data, o espaço e o computador. Deveria chegar pelo menos 1 hora antes para assim, dar inicio a montagem que não era nada fácil como deveria ser. A começar pela "tomada", procurar uma que sirva e que esteja funcionando, pegar a CPU e o estabilizador. Esta cena se repetia sempre que queria dar uma "aula diferenciada", ai tive a ideia de comprar um notebook visando diminuir o estresse. Parace simples ao escrever, mas na prática, não era sempre assim. As vezes a CPU estava com senha desconhecida, ninguem sabia e por ai vai, o data show estava preso em uma sala sem acesso, etc. Parece que só QUERER não adianta, quando se trata da COISA PÚBLICA, todos DEVEM estar comprometidos, senão, nada funciona.
Estou chateada, sim, pois, leva-se um tempo para se planejar, estruturar uma ideia, uma atividade e no final, nos vemos de asas cortada por falta de SOLIDARIEDADE, de GESTÃO, de COOPERAÇÃO, de RESPONSABILIDADE.
Lembrei da frase de Rubens Alves:
"mudança da escola não passa por leis e decretos. Panelas e fogões novos não fazem bons cozinheiros...Eu acredito que a transformação da escola passa pela transformação das maneiras de sentir e de pensar dos professores. e o fascínio pela educação não estiver na alma dos professores, inúteis serão todas as providências administrativas e legais que se possa tomar."(Rubem Alves)Mas como manter este fascinio se há momentos que o professor parece nadar contra ondas fortissímas, capaz de destruir qualquer alma mais esperançosa????
Mesmo com todos os tropeços e falta de apoio, mesmo sem data show, fui avante na atividade e coloquei o PLANO B em ação, ou seja, os trabalhos foram apresentados pelas equipes, separadamente, onde foram explanando o resultado de sua pesquisa em meu netebook.
Mas no que se refere a atividade, posso dizer que fiquei satisfeita com o desempenho da turma, APESAR de tudo.
Só resta agradecer aos alunos(as) das turmas: 2JN01; 3RN01 e 3NR02 pela boa vontade e desempenho, desejo sucesso no futuro que vocês irão percorrer. Foi muito bom conviver com todos durante estes 2 a 3 anos letivo. Certeza de que aprendi muito mais do que deva ter ensinado.
As fotos que marcaram o evento:TURMA: 2JN01 |
TURMA: 3RN01 |
TURMA: 3RN02 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário