terça-feira, 22 de junho de 2010

FILME NA SALA DE AULA


(Imagem: Google)
Atualmente, estou trabalhando, em minhas turmas (turno da noite) de 3º ano de Sociologia, o tema: Valores. Aproveitando o assunto, resolvi utilizar o filme SHREK, para explorar as várias demonstrações deste sentimento, tanto social, como pessoal.
Falar de Valores, hoje, em uma sociedade capitalista, complexa, onde o consumismo exagerado e o descartável se tornou comum em nosso cotidiano, muitas das vezes até a valorização de certos sentimentos como éticos, religiosos, políticos, estéticos e vitais, parece que perderam sua eficácia. O honesto parece ser anormal, A amizade, a lealdade a pureza, são difíceis de serem observados. A questão da estética, banalizado muitas das vezes, supervalorizadas até pela mídia, dando mais foco para o que é supérfluo. A questão de justiça, algumas vezes também, parece contraditório.
Neste cenário, que se molda a cada dia, tornou-se comum observarmos cenas onde não há mais importância os Valores que julgamos serem primordial na formação de caráter de um ser humano, onde vale mais TER do que SER, é que vemos a necessidade de se resgatar, de se fazer lembrar de que eles existem e que são necessários para a boa convivência dentro de uma sociedade democrática.
Pensando nisto, resolvemos passar para nossos alunos(as) o filme SHREK, Sei que vão argumentar que é infantil, mas muito podemos aprender com ele. Há evidências claras de ensinamento justamente sobre o tema em questão: A amizade (Ogro e o Burro apesar das diferenças), Lealdade, Belo e Feio (Fiona), Pureza, Respeito, Valorização da vida, Bondade, Solidariedade, etc, além de outros temas sociais já abordados em sala de aula, como a Exclusão Social, o Bullyng, a Violência, Discriminação; Isolamento Social etc.
O filme foi assistido com duração de 1 hora de 20 min.
Criamos um roteiro para que a turma pudesse observar alguns itens importantes. Também, fizemos alguns questionamentos para que respondessem, assim, conseguimos a atenção e a participação da maioria, que também se divertiram e deram bastante risadas.
O material produzido por eles só obterei em Agosto. Também haverá uma "conversação" , "um bate papo" com a turma, sobre tudo que foi observado. Mas o que é importante foi, sem sombra de dúvida, a presença e o interesse que demonstraram pelo filme. Acredito, que com as orientações fornecidas no inicio, viram o filme com um outro olhar. Certeza que plantamos uma semente, pois perceberam que, um simples filme, até infantil, pode ser interpretado, e dele se tirar uma reflexão para a vida.
Vejam como foi:




Um comentário: