quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Base de uma Sociedade

http://www.google.com.br/

A Família, que aconteceu com ela?

A vida é simples, nós é que complicamos. Viver é fácil. Se todos cumprissem suas funções de maneira satisfatória, certeza que este mundo seria bem melhor.

Quando tocamos no assunto família, ficamos espantados com a ideia que fazem em torno do paradigma “família”. A família foi, é, e sempre será, a base da sociedade. Se pensarmos bem, entenderemos que todas as outras instituições como: igreja, estado, economia etc. derivaram da família, giram em torno dela. As leis que são criadas, o ensinamento que é repassado, as práticas religiosas, etc. Quando penso em construir uma casa para vender, por exemplo, o modelo de família tem que se enquadrar no projeto, no que é comum a que vivemos em nosso país. Enfim, construímos em torno dela, da família, costumes, tradições, leis que passam de geração para geração.

Quando comparamos com países cuja cultura é diferente, entendemos melhor a força que a família tem dentro de uma sociedade. Vamos pegar como exemplo a Índia, já que a novela retratou um pouco de seus costumes. Deu para se perceber a função da família na sociedade indiana, como a religião aceita o modelo adotado, o ideal de casamento naquele país, como os idosos são tratados. Famílias que se formam em torno dos pais, vivem no mesmo espaço, fortalecendo estas tradições. O Estado, (apesar de ter mudado) aceitava a forma de casar os membros de uma família (os pais escolhem os parceiros para os (as) filhos (as)). Já a economia do país reforça o paradigma, pois ao construir uma casa, por exemplo, pensa numa casa grande, pois sabe que todos os membros desta família irão conviver sob o mesmo teto. Os idosos são valorizados e respeitados. Tudo é considerado normal.

Estou comentando isto, só para reforçar quão importante é a FAMÍLIA dentro de uma sociedade. E hoje o que vemos, em nosso dia-a-dia, são famílias totalmente desestruturadas: filho faz o que quer, pais não assumem suas responsabilidades. Para você ter uma ideia, a mãe de uma aluna chegou um dia na escola e disse para a técnica, que ela já tinha feito tudo que podia para a filha se “ajeitar”, mas que estava desistindo e que a escola que deveria dar um “jeito” nela, acreditam? Outro exemplo, hoje, no noticiário, uma mãe estimulava a filha brigar com uma outra colega, dizendo para que ela batesse mais.

E a Escola passa então, a ser “cobrada” a assumir uma função, de "Educar", de "corrigir",e que não é só dela, e sim de toda a sociedade, mas, principalmente, dos pais. Quando a criança entra para a escola, já carrega consigo, vícios, valores, moral, ética, (que é subjetivo, cada um tem o seu), já adquiridos dentro de casa, e que, já formaram a base de sua personalidade. Será difícil, em 5 ou 6 horas, dentro da escola, administrar as diversidades de personalidades, quando os distúrbios acontecerem, ainda mais porque, quando os desentendimentos acontecem, a mãe é a primeira dizer que seu filho é inocente, que jamais faria isto ou aquilo.

Exigir que a escola assumisse esta responsabilidade, vai além daquilo que os professores podem fazem, mesmo que tenham boa vontade, Uma boa Educação custa caro, mas a má educação, custa mais caro ainda.

As leis, as que tratam das obrigações dos pais para com os filhos, onde elas estão?. Me pergunto, por que as leis aqui no Brasil não funcionam, não são cumpridas? Quando uma das instituições falha, toda a sociedade paga um preço alto por esta omissão. A impunidade aumenta o enfraquecimento da família, da moral, dos bons valores, da ética, da cidadania, o resultado, esta ai, aqui, acolá: violência, falta de respeito, criminalidade, meninos de rua, família desestabilizadas, etc, tudo generalizado.

Acredito que, o “trabalho”, a ênfase, deva ser dado a família e não somente a Escola como sempre ouvimos falar. Criar políticas de valorização dos laços familiares, quem sabe, modificar, se é que precisa, os códigos legislativos, é um compromisso que todos deveriam abraçar, a sociedade em geral, pois, somente a Escola, sozinha, não poderá arcar com tamanha responsabilidade e nem ser cobrada por isso

Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."(Paulo Freire).

Entende-se que, educação não se aprende somente dentro escola,. Aprendo em casa, na igreja, nos meios de comunicação, nos lugares que frequento, no que vejo, no que escuto, etc.

Rosangela Pinho

Assistam este vídeo, muito interessante.

http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário